Folha de pagamento: contratar uma equipe interna ou terceirizar?

Diante de um mercado altamente competitivo, os líderes de RH precisam buscar alternativas cada vez mais criativas e com custos reduzidos. Uma das muitas responsabilidades é a folha de pagamento que possui impacto direto em todos os profissionais. Mas, o que é melhor: contratar uma equipe interna ou terceirizar a folha de pagamento? Todas as empresas com relações trabalhistas devem, obrigatoriamente, elaborar a folha de pagamento. Nela são registradas todas as informações relacionadas ao financeiro do colaborador, como 13º salário, bonificações, férias, descontos, entre outros. Gerir a folha de pagamento exige uma série de detalhes, pois diversos aspectos circunstanciais e fiscais influenciam na elaboração e requerem máxima atenção e confidencialidade. Hoje, muitos softwares e programas podem ajudar, no entanto, é um trabalho que demanda tempo e atenção. Por isso, muitas empresas estão optando por terceirizar este serviço. Mas será que vale a pena?

Terceirizar ou contratar uma equipe interna?

Contratar uma equipe interna para elaborar a folha de pagamento pode ser um grande passo na evolução dos negócios, pois permite que os gestores conheçam todos os seus processos. Normalmente, essa equipe é o departamento de Recursos Humanos. A desvantagem é que, diante de tantas tarefas do qual o setor de RH é responsável, essa área pode ficar sobrecarregada. A terceirização da folha de pagamento permite que as empresas reduzam a quantidade de atividades, permitindo que os profissionais foque seu tempo e esforço no core business.

Quais outras vantagens da folha de pagamento?

Ao terceirizar atividades operacionais que são custosas e trabalhosas, você abre portas para que a sua empresa direcione seu foco em outras atividades que também requerem atenção. Conheça algumas outras vantagens:

Sua empresa conta com um serviço especializado

Ao optar pela terceirização, o serviço ficará em mãos de uma equipe altamente capacitada em elaboração da folha de pagamento, reduzindo os erros e atrasos consideravelmente.

Redução de custos

Com a terceirização, a sua empresa não precisa contratar uma equipe específica para atuar nesse tipo de operação. Os seus colaboradores poderão dar mais enfoque em outras questões essenciais relacionadas aos recursos humanos, como a formulação de políticas estratégicas, desenvolvimento de lideranças e gerenciamento de mudanças.